Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Aprendizagem Imersiva
A Realidade Virtual (RV) e a Realidade
Aumentada (RA) são tecnologias emergentes que estão causando revoluções nas
mais diversas áreas do conhecimento, entre elas a educação. A RV cria um
ambiente completamento digital, fazendo com que os usuários interajam com um
mundo simulado através de dispositivos, tais como os óculos de RV e sensores de
movimento. Slater e Sanchez-Vives (2016) nos trazem em seus estudos que a RV
possibilita uma experiência imersiva, demonstrando grande utilidade em
atividades de simulações de treinamento e na criação de experiências educativas
que envolvam os participantes. Esta imersão faz com que os alunos explorem
ambientes e cenários complexos de forma segura e controlada, facilitando o
processo de compreensão de ideias e conceitos abstratos, bem como a prática de
habilidades em contextos reais.
Já a Realidade Aumentada (RA) sobrepõe
elementos digitais no “mundo real”, permitindo que ocorra uma interação
simultânea com o ambiente físico e o virtual. Segundo Azuma (1997), a RA torna
mais rica a percepção do usuário, incrementando informações contextuais
diretamente em seu campo de visão. No contexto educacional, a RA pode gerar
transformações na aprendizagem tradicional, proporcionando materiais didáticos
e interativos que façam com que o ensino se torne mais dinâmico e envolvente.
Um exemplo da utilização da RA na educação é a utilização de aplicativos para a
visualização de modelos tridimensionais nas aulas de química e biologia e na
engenharia, fazendo com que os sujeitos que estejam visualizando estas
informações tenham uma compreensão mais aprofundada e prática dos conteúdos que
estão sendo estudados.
A aprendizagem imersiva mescla elementos de RV
e RA para gerar ambientes educacionais que sejam interativos e envolventes. De
acordo com Johnson et al. (2016), essa abordagem pode aumentar de forma
significativa a motivação e o engajamento dos alunos, possibilitando uma
aprendizagem mais profunda e duradoura. Além disso, a aprendizagem imersiva
permite que os alunos participem de forma efetiva no processo educativo, explorando
e manipulando objetos virtuais, solucionando problemas nos mais diversos tipos
de cenários e colaborando na realização de atividades de maneira mais efetiva. Em
particular, a metodologia da aprendizagem imersiva, apresenta eficácia em áreas
que exigem a realização de práticas do conhecimento, tais como a medicina, e
engenharia e a formação técnica.
Por mais que estes recursos apresentem
benefícios evidentes, sua implementação na educação enfrenta desafios
significativos, tais como custos elevados e a necessidade de infraestrutura
tecnológica avançada. Além disso, é importante que ocorra uma capacitação com
os professores para que eles possam integram essas tecnologias de forma
significativa em seus planejamentos. Segundo Merchant et al. (2014), o
que torna a aprendizagem imersiva eficaz não depende apenas da tecnologia em
si, mas da maneira como ela é utilizada pedagogicamente. A partir do momento
que essas tecnologias se tornam mais acessíveis e sua inserção em ambientes
educativos se amplie, se torna esperado que elas desempenhem um papel central
na modificação do ensino e da aprendizagem, propiciando espaços educacionais inovadores
e eficazes.
Referências
Azuma, R.
T. (1997). A survey of augmented reality. Presence: Teleoperators & Virtual
Environments, 6(4), 355-385.
Johnson,
L., Adams Becker, S., Cummins, M., Estrada, V., Freeman, A., & Hall, C.
(2016). NMC Horizon Report: 2016 Higher Education Edition. Austin, Texas: The
New Media Consortium.
Merchant,
Z., Goetz, E. T., Cifuentes, L., Keeney-Kennicutt, W., & Davis, T. J.
(2014). Effectiveness of virtual reality-based instruction on students'
learning outcomes in K-12 and higher education: A meta-analysis. Computers
& Education, 70, 29-40.
Slater,
M., & Sanchez-Vives, M. V. (2016). Enhancing our lives with immersive
virtual reality. Frontiers in Robotics and AI, 3, 74.
" [...] que torna a aprendizagem imersiva eficaz não depende apenas da tecnologia em si, mas da maneira como ela é utilizada pedagogicamente." Acredito ser bem interessante essa afirmação. É um complemento que facilita a aprendizagem. Parabéns pelo trabalho Prof° Wilker.
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