VAMOS JOGAR?
Durante esta semana, nos aprofundamos acerca da
potencialidade dos jogos digitais na educação, realizando uma análise de como
estes recursos podem ser utilizados para enriquecer o processo de
ensino-aprendizagem.
Portando, nossa Atividade Prática visa
consolidar os conhecimentos que foram adquiridos no decorrer das leituras. Para
isto iremos utilizar dos conceitos estudados na seleção e análise de jogos
digitais que possam ser incorporados em práticas pedagógicas efetivas.
Instruções
Pesquisa
e Seleção de Jogos: Acesse os repositórios de jogos
online/digitais sugeridos abaixo, e selecione 5 jogos que possam ser utilizados
em contextos educacionais.
Repositório de Jogos Digitais
Online
Click
Jogos - https://www.clickjogos.com.br/
Crazy
Games - https://www.crazygames.com.br/
Escola
Games - https://www.escolagames.com.br/
Preenchimento
da Tabela: Preencham a tabela com as informações solicitadas para
cada um dos 5 jogos selecionados.
Tabela
de Jogos
Nome do Jogo |
Link |
Série Sugerida |
Conteúdo |
Metodologia |
Jogo 1 |
Link
1 |
3º
ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
Matemática:
Operações Básicas |
Gamificação,
atividades em grupo, feedback imediato. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Tabela de Jogos para preencher: https://docs.google.com/document/d/1hfYpT30SwIEAM2o7VZ23Dcy1DAVVjpiZ/edit?usp=sharing&ouid=113744483149143711651&rtpof=true&sd=true
Dicas
para a Seleção dos Jogos
Relevância
Educacional: Vejam se o jogo possui um propósito educativo
claro e se é adequado para a faixa etária e o nível escolar dos participantes.
Engajamento:
Escolham jogos que sejam envolventes e que proporcionem o despertar da
motivação e o interesse dos participantes.
Usabilidade:
Observem se o jogo é fácil de utilizar e se possuem barreiras técnicas que
dificultem o acesso e uso pelos participantes.
Feedback
e Avaliação: Deem preferência aos jogos que forneçam
feedback imediato aos jogadores e que incluam em sua interface avaliação do
desempenho.
Comentários
Postar um comentário