AMBIENTES TECNOLÓGICOS
No
contexto educacional e tecnológico em que vivemos, é importante compreender conceitos
e características dos diferentes tipos de ambientes tecnológicos que estão
sendo incorporados em nossa vida social bem como a aprendizagem de nossos
estudantes. O quadro conceitual apresentado abaixo tem como objetivo apresentar
de forma clara os conceitos e algumas características dos ambientes híbridos,
multimodal, pervasivo, ubíquo e metaverso, possibilitando que você leitor/a/e
tenha uma visão mais abrangente e fundamentada acerca destas definições.
Quadro
Conceitual de Ambientes Tecnológicos
Ambiente |
Definição |
Características |
Referência |
Híbrido |
Integra
elementos presenciais e digitais, combinando atividades de forma online e
offline de forma complementar. |
1
- Integra atividades presenciais e digitais. 2
- Flexibilidade na alternância entre modos presencial e remoto. 3
- Uso de tecnologias para ampliar o alcance e a acessibilidade. 4
- Proporciona uma combinação das vantagens do ensino presencial com as
potencialidades das tecnologias digitais. |
|
Multimodal |
Este
ambiente faz a utilização dos mais diversos meios de comunicação e
representação possíveis (texto, imagem, áudio, vídeo) para criar experiências
de aprendizagem mais ricas. |
1
– Facilita a compreensão e a interação através de diferentes formas de
linguagem. 2
– Cria experiências de aprendizagem inclusivas. 3
– Integra vários tipos de mídia para atender a diferentes estilos de
aprendizagem. |
KRESS,
G. Gains and losses: New forms of texts, knowledge, and learning.
Computersand Composition, v.22, n.1, p.5-22, 2005. ______.
Key concepts in Multimodality. 2012. Disponível em:
<http://mode.ioe.ac.uk/2012/02/16/video-resource-key-concepts-in-multimodality/>
|
Pervasivo |
Presença
efetiva de tecnologias Digitais que interagem com o usuário de forma contínua
e que estão integradas no ambiente físico e digital. |
1
– Presença constante das TD; 2
– As TD interagem com o usuário de forma contínua, sem intervenções. 3
– Se integra tanto ao ambiente físico quanto ao digital, sempre funcionando
em segundo plano. 4
– Interação fluída e integrada com as TD no cotidiano do sujeito. |
Weiser,
M. (1991). The computer for the 21st century. Scientific American,
265(3), 94-104 |
Ubíquo |
As
TD estão disponíveis em todos os lugares, a todo momento, criando uma rede
onipresente de dispositivos e serviços que estão sempre interconectados. |
1
– TD disponíveis em todos os lugares e a qualquer momento. 2
– Rede onipresente de dispositivos e serviços conectados. 3
– Extensão da computação pervasiva, em que a tecnologia passa a ser parte
natural do ambiente. 4
– Acesso contínuo à informação e conectividade. |
SANTAELLA,
L. A aprendizagem ubíqua substitui a educação formal? Revista de
Computação e Tecnologia da PUC-SP, p. 17–22, 2010. |
Metaverso |
Espaço
virtual compartilhado e imersivo, acessado por meio de tecnologias de
realidade virtual e aumentada, em que usuários interagem de maneira quase
real. |
1
– Espaço virtual compartilhado e imersivo. 2
– Acesso por meio de tecnologias de Realidade Virtual e Realidade Aumentada. 3
– Proporciona interação entre usuários e com o ambiente de maneira quase
real. 4
– Criação de um universo digital paralelo e sem fronteiras entre o físico e o
digital. |
Stephenson,
N. (2003). Snow crash: A novel. Spectra. |
Com
o avanço crescente da incorporação das Tecnologias Digitais em nosso meio
social, bem como da interseção entre o físico e o digital, surgem novas
possibilidades e desafios para a educação. Compreender esses ambientes
tecnológicos se torna, então, crucial para que possamos explorar com plenitude
o seu potencial e inovar a forma como ensinamos e aprendemos. Ao delinear seus
conceitos e características, podemos melhor navegar e integrar essas
tecnologias em nossa prática diária.
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