AMBIENTES TECNOLÓGICOS

 


No contexto educacional e tecnológico em que vivemos, é importante compreender conceitos e características dos diferentes tipos de ambientes tecnológicos que estão sendo incorporados em nossa vida social bem como a aprendizagem de nossos estudantes. O quadro conceitual apresentado abaixo tem como objetivo apresentar de forma clara os conceitos e algumas características dos ambientes híbridos, multimodal, pervasivo, ubíquo e metaverso, possibilitando que você leitor/a/e tenha uma visão mais abrangente e fundamentada acerca destas definições.

Quadro Conceitual de Ambientes Tecnológicos

Ambiente

Definição

Características

Referência

Híbrido

Integra elementos presenciais e digitais, combinando atividades de forma online e offline de forma complementar.

1 - Integra atividades presenciais e digitais.

2 - Flexibilidade na alternância entre modos presencial e remoto.

3 - Uso de tecnologias para ampliar o alcance e a acessibilidade.

4 - Proporciona uma combinação das vantagens do ensino presencial com as potencialidades das tecnologias digitais.

 

Multimodal

Este ambiente faz a utilização dos mais diversos meios de comunicação e representação possíveis (texto, imagem, áudio, vídeo) para criar experiências de aprendizagem mais ricas.

1 – Facilita a compreensão e a interação através de diferentes formas de linguagem.

2 – Cria experiências de aprendizagem inclusivas.

3 – Integra vários tipos de mídia para atender a diferentes estilos de aprendizagem.

KRESS, G. Gains and losses: New forms of texts, knowledge, and learning. Computersand Composition, v.22, n.1, p.5-22, 2005.

______. Key concepts in Multimodality. 2012. Disponível em: <http://mode.ioe.ac.uk/2012/02/16/video-resource-key-concepts-in-multimodality/>

Pervasivo

Presença efetiva de tecnologias Digitais que interagem com o usuário de forma contínua e que estão integradas no ambiente físico e digital.

1 – Presença constante das TD;

2 – As TD interagem com o usuário de forma contínua, sem intervenções.

3 – Se integra tanto ao ambiente físico quanto ao digital, sempre funcionando em segundo plano.

4 – Interação fluída e integrada com as TD no cotidiano do sujeito.

Weiser, M. (1991). The computer for the 21st century. Scientific American, 265(3), 94-104

Ubíquo

As TD estão disponíveis em todos os lugares, a todo momento, criando uma rede onipresente de dispositivos e serviços que estão sempre interconectados.

1 – TD disponíveis em todos os lugares e a qualquer momento.

2 – Rede onipresente de dispositivos e serviços conectados.

3 – Extensão da computação pervasiva, em que a tecnologia passa a ser parte natural do ambiente.

4 – Acesso contínuo à informação e conectividade.

SANTAELLA, L. A aprendizagem ubíqua substitui a educação formal? Revista de Computação e Tecnologia da PUC-SP, p. 17–22, 2010.

Metaverso

Espaço virtual compartilhado e imersivo, acessado por meio de tecnologias de realidade virtual e aumentada, em que usuários interagem de maneira quase real.

1 – Espaço virtual compartilhado e imersivo.

2 – Acesso por meio de tecnologias de Realidade Virtual e Realidade Aumentada.

3 – Proporciona interação entre usuários e com o ambiente de maneira quase real.

4 – Criação de um universo digital paralelo e sem fronteiras entre o físico e o digital.

Stephenson, N. (2003). Snow crash: A novel. Spectra.

 

Com o avanço crescente da incorporação das Tecnologias Digitais em nosso meio social, bem como da interseção entre o físico e o digital, surgem novas possibilidades e desafios para a educação. Compreender esses ambientes tecnológicos se torna, então, crucial para que possamos explorar com plenitude o seu potencial e inovar a forma como ensinamos e aprendemos. Ao delinear seus conceitos e características, podemos melhor navegar e integrar essas tecnologias em nossa prática diária.


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