VAMOS FALAR DE INOVAÇÃO ...

 


Muita gente ainda leva em consideração à ideia engessada de que inovação está relacionada à algo novo que surgiu no mercado e que está fazendo toda a diferença. E você, ainda segue esta percepção ou já parou pra pensar que INOVAÇÃO pode ser muito mais que isso? E nas escolas, como você acha que a inovação age?

Particularmente eu sempre tive a inovação como algo novo, porém, após me aprofundar mais na leitura comecei a ter uma visão diferente. No prefácio do livro "Tecnologias Digitais e Inovação em Educação: Abordagens, reflexões e experiências", organizado por Fernando Pimentel e Alan Pedro, encontramos um brilhante texto escrito pelo professor Josealdo Tonholo, magnífico reitor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), nele o autor descreve que na Língua Portuguesa o termo inovação está vulgarmente atrelado "ao aparecimento de novidades, neologismos ou coisas diferentes do que estamos acostumados no dia a dia", tudo o que eu já comecei descrevendo no início desta postagem. Seguindo mais adiante, Tonholo nos traz o conceito de Schumpeter sobre inovação e, a partir daí, percebi e espero que vocês compreenda também, que inovação é muito mais do que uma "novidade nova" (uma nota de pleonasmo para poder descontrair um pouco). 

Schumpeter vai nos dizer que inovação é um processo completo e complexo, materializado pela sequência de ações de vários atores: de um inventor, de um empreendedor, o investidor e o mercado. Logo mais a frente, o autor descreve que nos últimos anos tivemos uma reinvenção do termo pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), nesta nova concepção os pesquisadores desta foram incapazes de trazer um novo conceito e classificaram a inovação em tipos característicos, sendo eles inovação de produto, inovação de processo, inovação de marketing e inovação organizacional. 

Mas quem faz inovação? De acordo com Tonholo a inovação é feita por personalidades jurídicas e não por pessoas físicas, em seguida ele complementa que as pessoas físicas trabalham, inventam, empreendem e até investem.

E na Educação, como percebemos a inovação?

No âmbito educacional a inovação está atrelada à incorporação as Tecnologias Digitais, porém, esta colocação está completamente equivocada. As TD são apenas um dos elementos que está em mudança na sociedade. Cabe salientar que, na Educação, o conceito de Inovação é tido como "indicativo das possibilidades de realização de atividades cotidianas de uma forma nova, ultrapassando a simples distribuição ou disponibilização de recursos tecnológicos na escola ou da universidade" (HERNANDEZ, 200; MASSETO, 2004; ALMEIDA, 2013 apud PIMENTEL, 2023, p. 26).

Para melhor compreensão do que é inovação preparei um mapa conceitual. Este que está representado bem abaixo. Boa leitura e bons estudos!




Referências bibliográficas

PIMENTEL, F. S. C. Jogos Digitais, inovação e ensino na saúde. In. PIMENTEL, F. S. C.; SILVA, A. P. (Org.). Tecnologias Digitais e Inovação em Educação: Abordagens, reflexões e experiências. São Carlos: Pedro & João Editores, 2023. p. 23-47. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/tecnologias-digitais-e-inovacao-em-educacao-abordagens-reflexoes-e-experiencias/ . Acesso em 28 mar. 2024.





Comentários

  1. Parabéns pelo aprofundamento, inclusive pelo mapa conceitual.

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  2. Respostas
    1. Obrigado, Monique!
      Achei bem necessário explanar mais um pouco sobre, já que temos tantos equívocos acerca deste termo.

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