Olá, queridos leitores!
Neste mês de setembro, tive a alegria de participar do VII Seminário Internacional do ForTEC, um evento que reúne importantes discussões sobre educação e tecnologia. Durante o seminário, apresentei uma versão atualizada do meu Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura em Pedagogia, no qual aprofundei a reflexão sobre as metodologias ativas e o papel transformador do professor no desenvolvimento das competências dos alunos. Foi uma experiência enriquecedora, que me permitiu compartilhar e ampliar conhecimentos com outros profissionais da área.
Além disso, participei de um trabalho colaborativo sobre o uso de jogos digitais no ensino de geometria para turmas do 1º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A apresentação demonstrou como esses jogos podem tornar a aprendizagem mais interativa e divertida, facilitando a compreensão de conceitos geométricos de maneira lúdica. Foi um mês de muito aprendizado e trocas valiosas que fortaleceram ainda mais a minha prática pedagógica.
Este foi o meu Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura em Pedagogia, intitulado "Tecnologias Digitais em Práticas Educativas nos Anos Iniciais: Mapeamento das Produções Publicadas no Boletim de Educação Matemática – BOLEMA (1986 – 2021)", orientado pelo Prof. Dr. Carloney Alves de Oliveira. O estudo teve como objetivo mapear as produções científicas sobre o uso de tecnologias digitais nas aulas de matemática dos anos iniciais, publicadas no BOLEMA. A pesquisa revelou que, embora as tecnologias digitais sejam frequentemente discutidas em níveis mais avançados de ensino, há uma escassez de estudos aplicados aos anos iniciais, evidenciando uma área promissora para futuras investigações.
Para guiar os participantes durante a apresentação, criei um mapa mental detalhado, uma vez que não seria necessário o uso de slides para trabalhos concluídos. O mapa serviu como um recurso visual para acompanhar os principais tópicos e etapas do estudo. Para quem deseja acessar o mapa mental, o link é o seguinte: Mapa Mental.
Além da apresentação do meu Trabalho de Conclusão de Curso ajustado, também tive a oportunidade de apresentar, em parceria com minha amiga Mariana Lima, o relato de experiência intitulado "Experiências com os Jogos Digitais e Geometria Plana". Nesse trabalho, utilizamos jogos da plataforma WordWall para ensinar formas geométricas aos alunos do 1º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, promovendo a comparação dessas formas com objetos do cotidiano. Através dessa abordagem, os alunos puderam explorar conceitos geométricos de maneira lúdica e interativa, facilitando a aprendizagem e o reconhecimento das formas no dia a dia.
Inspirados pela perspectiva de Marc Prensky, que defende que os alunos de hoje são “nativos digitais” e possuem uma afinidade natural com as tecnologias digitais, buscamos criar um ambiente de aprendizado mais próximo à realidade desses estudantes. Os jogos digitais se mostraram ferramentas valiosas para engajar as crianças e potencializar a compreensão de conceitos geométricos desde cedo.
Referência:
PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon, v. 9, n. 5, 2001.
Comentários
Postar um comentário