VOCÊ CONHECE/CONHECIA O SCRATCH?
Oi
pessoal! Espero que estejam todos bem.
Eu inicio a escrita deste texto refazendo a
pergunta do título: “Você conhece/conhecia o Scratch?”. Se você já
conhecia e já utilizou em suas aulas, gostaria que compartilhasse um pouco das
suas experiências nos comentários, se for negativa, espero que esta postagem
possa deixar uma inquietação em você para que possamos, juntos, investigar mais
um pouco como este recurso pode ser utilizado em sala de aula.
Minha pesquisa de mestrado tem como intuito
analisar como o Scratch pode ser utilizado como recurso para o ensino de
matemática nos Anos Iniciais. Nesses primeiros meses do curso estamos nos
dedicando a pagar os créditos obrigatórios, porém, não descartamos a
possibilidade de compartilhar conhecimentos com vocês. Sendo assim trago para
vocês uma breve ideia do que é o Scratch.
O Scratch é um recurso digital que foi
desenvolvido no Media Lab do Instituto de Tecnologia de Massachusetts.
Durante sua elaboração os pesquisadores que o desenvolveram se basearam nas
linguagens de programação Logo e Squeak, porém, seus objetivos
foram de deixar sua interface mais simples para que não somente pessoas da área
de programação pudessem manipular. Este recurso é gratuito e possui uma interface
dinâmica e chamativa, ideal para trabalhar com todas as faixas etárias. A
princípio o Scratch foi criado com o intuito de introduzir a programação e
conceitos matemáticos em sala de aula, além disso a plataforma incentiva os sujeitos
que nela estão navegando a pensar de maneira criativa, o raciocínio sistemático
e o trabalho colaborativo (SCRATCH, apud PEREIRA et. al, 2012).
Cabe salientar que a plataforma disponibiliza
acesso tanto na forma online bem como desconectado à rede de internet, além de disponibilizar
um aplicativo que você pode fazer suas edições e programações.
Descrito um pouco de onde foi criada e do que é o Scratch, deixarei aqui para vocês um jogo de quiz, elaborado na plataforma. Nele serão abordadas temáticas simples. Bom jogo!
Referência
PEREIRA, P. S.; et. Al. (2012). Análise do Scratch como ferramenta de Auxílio ao Ensino de Programação de Computadores. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Fortaleza – CE.
Muito legal Wilker! Nunca tinha pesquisado muito sobre, apenas manipulado por curiosidade :)
ResponderExcluir